As organizações cooperativistas, desde sua época de criação em meados do século XIX, têm se mostrado o melhor modelo da integração capital, trabalho, sustentabilidade, ética e respeito às diversas atividades empresariais no mundo. A Coopervap, criada em 1963, busca evoluir e acompanhar as inovações propostas pelas organizações representativas, como a Ocemg e OCB, que possuem um papel preponderante no crescimento cooperativista. A Coopervap faz parte do Sistema Ocemg, que auxilia diversas cooperativas com o PDGC (Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas). Esse programa integra a Diretriz Nacional de Monitoramento, que tem como principal objetivo, dentre outros, promover a adoção de boas práticas de gestão e governança cooperativistas.
O Programa, criado pelo Sescoop Nacional, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), possibilita que as cooperativas possam conhecer o seu próprio método de gestão, além dos seus pontos fortes e oportunidades de melhoria.
Nesse sentido, a diretoria da Coopervap, por meio do seu modelo de Planejamento Estratégico, tem como foco principal estabelecer melhorias e controles, com foco nos processos de gestão, baseados em seus três elementos estruturantes: formulação estratégica, gestão estratégica e comunicação estratégica. O modelo de excelência da gestão disseminado pela FNQ, há 25 anos, vem sendo utilizado por milhares de organizações no Brasil em autoavaliações periódicas de suas práticas de gestão, que constituem a base de programas de melhoria contínua da gestão.
O propósito central dos trabalhos de autoavaliações periódicas da gestão das cooperativas é chegar no nível de excelência da gestão seguindo as boas práticas relacionadas às organizações cooperativistas. O PDGC trilha caminhos para a excelência e estágios que promovem diagnósticos e soluções. Recentemente, a diretoria junto aos gestores reuniram-se para debater, responder e desenvolver modelos de governança e gestão na cooperativa. O Programa avalia todos os setores por meio de questionários de diagnósticos, tanto de produtos quanto de serviços, buscando o aprimoramento, planejamento, execução, controle e aprendizado. Essa autoavaliação, garante uma melhoria nos processos de produção e serviços como também na satisfação dos associados, clientes e toda a sociedade.