EMATER participa de palestra em Paracatu

Postado por admin em Acontece na Coopervap, Artigos e Notícias

14

maio
2021

Recebe elogios pela sua atuação e produtores de Paracatu pleiteiam, junto ao estado e município, mais estrutura e extensionistas.

Álvaro de Moura Goulart, engenheiro agrônomo, biólogo e coordenador regional de meio ambiente, esteve no auditório do Centro Administrativo, a convite da Secretaria de Agricultura, para proferir uma palestra aos apicultores de Paracatu. Houve expressiva participação dos produtores e demais interessados em começar na atividade. Durante o evento, Álvaro expôs sua experiência, tendo em vista que também é produtor de mel e, ao final, os participantes enalteceram o trabalho da Emater no município.
Presente em cerca de 790 municípios, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG) está vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do governo de Minas Gerais, sendo responsável pelo atendimento de aproximadamente 400 mil agricultores mineiros. Ao longo dos anos, a Emater–MG construiu uma sólida parceria com setores público e privado. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável, por meio de assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria de qualidade de vida dos produtores e toda sociedade.

Após o evento, o engenheiro agrônomo concedeu uma entrevista à Coopervap sobre o trabalho da Emater em Paracatu, confira:

Ações desenvolvidas pela Emater na região:
Em Paracatu temos uma equipe composta por 3 profissionais, um técnico, um engenheiro agrônomo e um responsável pelo bem-estar social. Por meio da Emater e do estado, promovemos várias políticas públicas, como o crédito rural do Pronaf, que apoia os produtores em suas atividades. Atuamos na área da pecuária, avicultura, culturas de milho, feijão, entre outros; auxiliamos quaisquer atividades que os produtores possam procurar ajuda conosco. Além desse trabalho com produtores, a Emater possui projetos na área ambiental; desenvolvemos um trabalho no Santa Isabel em parceria com a Codevasf e firmamos uma parceria com a Copasa. O programa de fornecimento de horticultura nas escolas é um trabalho desenvolvido pela Emater e demais atividades de rotinas inerentes ao município e extensão.

De que forma a sociedade produtora de leite poderia usufruir mais do apoio da Emater:
De acordo com a necessidade dos produtores, principalmente na área digital e de gestão; eles podem solicitar esse atendimento na unidade a fim de melhorar sua rentabilidade. Temos um programa, realizado por meio do Ministério da Agricultura, em que os produtores contemplados recebem assistência técnica no manejo, alimentação do rebanho e em diversas áreas relativas a bovinocultura de leite. Além disso, os técnicos levam mudas de Capiaçu, para época da seca, realizam recomendações e análise do solo e também, junto a prefeitura, promovem programas de calagem e adubação. Contribuindo para atividade em Paracatu, que busca alternativas de renda para os produtores rurais.

Quais caminhos a serem percorridos pela comunidade produtora para que tenhamos um efetivo maior de colaboradores junto a Emater?
A Emater passou por um longo período sem concursos públicos. No entanto, tivemos o apoio do governo do estado e fomos contemplados com diversos extensionistas. Em nossa região já vieram 4 novos técnicos e a Emater está de portas abertas, possuímos um escritório aqui em Paracatu e todos os produtores que nos procurarem serão atendidos.
Diante desse novo concurso público, quantos profissionais serão selecionados para Paracatu?
Para Paracatu, a demanda depende da prefeitura municipal. Temos dois profissionais e já foi solicitado mais um, afirmou Álvaro de Moura Goulart.

Diante da importância dessa instituição para Paracatu e todo estado de Minas Gerais, dado à grande extensão do município, se faz necessário um grupo maior de profissionais técnicos ligados à extensão rural, estruturas e veículos para atender, especialmente, a agricultura familiar. Atualmente, Paracatu é referência em produção de leite, grãos e carne. A Emater pode colaborar muito mais com seus projetos e novas alternativas de gestão e produção, além de outras possibilidades para que o produtor rural e sua família possam permanecer em suas estruturas diminuindo o êxodo rural. Permitindo mais oportunidades para a comunidade rural e priorizar a ação junto ao município e estado de Minas Gerais.

Deixe um comentário

situs togel online situs togel online terpercaya Bandar togel Slot situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya bandar togel online terpercaya bandar togel terpercaya toto macau togel macau situs judi slot online deposit pulsa bandar togel terpercaya Judi Slot Deposit Pulsa Slot online terpercaya Bandar togel terpercaya bandar togel online terpercaya situs togel online terpercaya bandar togel terpercaya situs togel online terpercaya situs togel macau terpercaya togel online agen slot online terpercaya situs togel Online Terpercaya Situs Judi togel terpercaya Togel Macau terpercaya Situs togel online togel toto Macau terpercaya Bandar togel macau online terpercaya Situs togel macau terpercaya Bandar togel slot online Bandar togel online TOTO MACAU situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya