Projeto Leite Mais Coopervap junto ao produtor

Postado por admin em Acontece na Coopervap, Artigos e Notícias

15

abr
2021

O Projeto Leite Mais Coopervap é uma grande parceria com produtor rural, trabalhando e desenvolvendo novas formas para ajudar a melhorar o desempenho da atividade rural em geral. No trabalho que vem sendo desenvolvido pelos técnicos de campo do projeto, o senhor José de Jezuz Feitosa Carneiro implantou uma faixa de 6 hectares de lavoura de milho sequeiro em sua propriedade, com intenção de tratar seu gado leiteiro no período da seca.

O engenheiro agrônomo Daniel Santos Cardoso, técnico do Projeto Leite Mais Coopervap, que presta assistência técnica ao produtor, fez as recomendações do plantio, adubação e preparo do solo, de acordo com o principal fator que é a análise dos dados do solo, orientando o manejo para o desenvolvimento da cultura.

Lavoura com 45 dias.

Após a preparação da lavoura, foram retiradas três amostras, cada uma com 3 metros de comprimento. Em sequência, foi realizado a medição de espaçamento entre linhas, contagem de stand e pesagem em diferentes pontos para calcular a média da produção do volumoso, como mostra na imagem e tabela abaixo:

Analisado as amostragens da lavoura, passamos para o custo, veja na tabela abaixo:

Observando que o cultivo possuiu bom rendimento, mesmo com o clima desfavorável em alguns períodos do desenvolvimento da cultura, podemos notar que o custo foi rentável, com média por tonelada no valor de R$52,22. Dessa forma, produzir bem não é somente em grandes áreas de plantio, mas é trabalhando com técnica que se obtém bom resultados.

sr. José e o agrônomo Daniel Cardoso.

 

 

Fala do Produtor:

Por estarmos há vários anos localizados nessa região, vendo diferentes condições de produzir, a forma de trabalho que usávamos antigamente com os dias de hoje vem mudando cada vez mais. A assistência técnica vem, com grande importância, nos auxiliar e mostrar a melhor forma de se produzir. Este ano, apesar das condições climáticas terem sido críticas em alguns períodos, consegui produzir bem e com baixo custo; com isso venho aprendendo mais a cada dia com o desenvolvimento técnico. Agradeço primeiramente a Deus e em seguida a Coopervap, juntamente a assistência do Daniel.”