Diretoria, de forma humana e dinâmica, presta contas aos associados, recebe aprovação para novos investimentos e promove inovação

Postado por admin em Sem categoria

15

abr
2021

Pré-assembleia
A Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu realizou no dia 20 de março a Pré-Assembleia para apresentação aos seus associados ações e números históricos do exercício anterior, de maneira totalmente virtual. Os cooperados puderam acompanhar diretamente de casa, com conforto e segurança, a demonstração dos resultados. As ações foram amplamente divulgadas pelo departamento de comunicação, estimulando a criação de um ambiente democrático em que todos puderam expressar suas opiniões; os representantes do Comitê Educativo tiveram a oportunidade repassar as informações antecipadas para os demais associados e sua comunidade, como forma de preparação para a Assembleia Geral Ordinária, conforme estatuto.

Assembleia Geral Ordinária
No dia 27 de março ocorreu a Assembleia Geral Ordinária, para a apresentação final dos resultados e votação de pautas. Ao abrir a Assembleia, o presidente Valdir Oliveira destacou o trabalho desenvolvido pela diretoria afirmando que todos pensaram grande e, com isso, a Cooperativa alcançou o melhor resultado da sua história. “Foram mais de 18 milhões de sobras, já descontados o imposto de renda e a contribuição social sobre os lucros. Esse montante foi distribuído conforme disposição estatutária, observando a legislação das cooperativas, e quase 3 milhões de reais foram colocados à disposição da Assembleia, que decidiu para fossem investidos na Fábrica de Rações e no Laticínio. No final de 2020, também tivemos o repasse do bônus fidelidade”, afirmou Valdir, reconhecendo o trabalho dos conselheiros, dos colaboradores e dos prestadores de serviços.“Todos foram nossos parceiros de primeira hora”.

Apesar da pandemia do Coronavírus, que mudou radicalmente os hábitos dos brasileiros, Valdir destacou que foi um ano muito diferente para o agronegócio e satisfatório para a Coopervap. Ele disse que o auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal incentivou o consumo, prova disso está no Hipermercado Coopervap, que vendeu muitos produtos básicos. Segundo Valdir, o leite, que para ele ainda é o alimento mais barato do mercado, também manteve o consumo estável. Preocupado com o futuro dos mais pobres, Valdir ressaltou que o governo precisa encontrar outros caminhos para aquecer a economia.

O bom resultado não foi a única conquista apresentada aos cooperados. Como forma de continuar conquistando mercado, a Coopervap investiu em diversas áreas. Um dos principais investimentos foi no setor de informática, cujo sistema utilizado para gerir a Cooperativa foi substituído por um mais moderno e eficaz. Na Agroveterinária, o investimento também foi alto e uma nova unidade será inaugurada junto ao complexo industrial da Coopervap, às margens da BR040. “Está tudo pronto, estamos aguardando apenas o momento mais oportuno para inaugurarmos”, salientou Valdir. Ele anunciou também a construção de uma nova Fábrica de Rações Coopervap. “Já contratamos o serviço e inclusive pagamos uma parte”.

As sobras colocadas à disposição da Assembleia tiveram a destinação sugerida para serem investidos 2 milhões na nova Fábrica de Rações e 900 mil para a Indústria de Laticínios.
A Assembleia foi realizada de forma presencial e online, permitindo a participação dos associados diretamente de casa e daqueles que preferiram participar presencialmente, respeitando todos os protocolos de segurança. O vice-presidente da Coopervap, Altino Silva, que se recupera da Covid, foi um dos que participaram remotamente. Ele reforçou as palavras do presidente e reafirmou o compromisso da diretoria em continuar trabalhando para o bom desenvolvimento da Cooperativa e o crescimento dos cooperados.

Veja como ficou a nova composição do Conselho Fiscal da Coopervap:
Efetivos:
• Paulo Ribeiro de Mendonça Filho
• Rômulo César Pinto Rabelo
• Antônio Eustáquio de Almeida
Suplentes:
• Evandro Freire de Andrade
• Sálvio Sérgio Jordão
• Evaldo José Rodrigues da Silva