Emater-MG conquista o 4º Prêmio de Boas Práticas Ambientais e 11º Prêmio Hugo Werneck

Postado por admin em Artigos e Notícias

17

fev
2021

Em janeiro, a Emater-MG conquistou dois importantes prêmios para o serviço público mineiro de assistência técnica e extensão rural do estado. Um deles foi o 4º Prêmio de Boas Práticas Ambientais, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sisema), que agraciou o trabalho da empresa, desenvolvido no município de Glaucilândia, no Norte de Minas, em parceria com a prefeitura local. O “Projeto Reciclar: menos lixo, mais segurança alimentar” conquistou o primeiro lugar na categoria Melhor Prática ou Projeto de Tecnologia Social com Impactos Positivos no Meio Ambiente. Implantado desde 2015, ele já ganhou nove prêmios, segundo o extensionista do escritório local de município, Antônio Dumont, gerou grandes impactos positivos, como no fim do lixão da cidade e na qualidade de vida dos agricultores locais.
O outro foi o 11º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Emater-MG foi a vencedora da categoria Destaque Estadual, graças aos projetos que vão desde recuperação de recarga de aquíferos, manejo de dejetos bovinos, passando por produção ecologicamente especial de cafés. Os técnicos também mostraram importantes ações ambientais nas áreas de reciclagem rural e segurança alimentar, assim como no incentivo ao reflorestamento de áreas rurais e urbanas com plantas nativas da Mata Atlântica e matas locais e em como a da renda do produtor pode aumentar a partir do uso de esterqueiras.
Comemoração
Para a diretora-presidente da Emater-MG, Luisa Cardoso Barreto, o sentimento é de orgulho pelo desempenho da empresa nos dois prêmios, ligados à temática de sustentabilidade. Segundo a dirigente, essas vitórias coroam a extensa atuação da Emater mineira em prol do desenvolvimento rural sustentável.
“A Emater-MG tem uma consciência muito grande do seu papel em levar ao campo tecnologias que permitam mais desenvolvimento, renda para os produtores e alimentos de mais qualidade na mesa dos mineiros. Sempre com foco em sustentabilidade. Estamos absolutamente felizes, orgulhosos e certos de que estamos no rumo correto para levar Minas Gerais e o agro mineiro para caminhos cada vez melhores”, comemorou.

Fonte: Adaptado de Terezinha Leite – Emater-MG.