OSTEOPOROSE: A prevenção deve começar ainda na juventude

Postado por admin em Artigos e Notícias

17

fev
2021

Os motivos são muitos, incluindo o cálcio e as proteínas, essenciais para o crescimento, e as vitaminas e minerais, responsáveis por várias funções do organismo, como regulação da produção de hormônios e ativação do sistema imune.

Além disso, a prevenção da osteoporose deve começar na adolescência, quando o esqueleto está se estabelecendo e construindo massa óssea. O equilíbrio desse processo é atingido aos 20 anos. Depois, a estrutura começa a enfraquecer e, a partir dos 40 anos, inicia-se a faixa de risco de osteoporose. Porém, 70% das brasileiras entre 16 e 44 anos acham que a prevenção deve começar somente na fase adulta, como revelou a pesquisa Firme e Forte Osteoporose, divulgada pela Abrasso (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo). Por consequência, as precauções com a saúde dos ossos acabam sendo tomadas tardiamente.

O leite e derivados, riquíssimos em cálcio, são os principais agentes do combate aos desgastes ósseos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é consumir de 800 a 1200 mg de cálcio, o que representa quatro porções de leite (em cada copo de 250 ml há 268 mg do mineral). Mas, apenas 20% das mulheres com 45 anos consomem essa quantidade. Entre aquelas com menos de 45 anos, essa porcentagem não passa de 10%.

Fonte: Dr. Drauzio Varella (www.drauziovarella.com.br)