Qual a vaca ideal para o meu rebanho?

Postado por admin em Artigos e Notícias

29

out
2020
Por: Fábio Marques
Consultor Técnico EDUCAMPO SEBRAE

Nos últimos anos, o meio rural, em especial a atividade leiteira, passou por muitas mudanças. Não faz muito tempo, o leite era ordenhado manualmente, os animais eram mais rústicos e menos produtivos e o termo qualidade de leite ainda sequer possuía uma definição regulamentada.
Nas últimas décadas, a pecuária leiteira vem evoluindo, se tecnificando e se mecanizando, forçada, seja por escassez de mão de obra ou pelas novas demandas do mercado consumidor, cada vez mais exigente em produtos de qualidade. Juntando-se a isso, temos observado também um aumento nos preços dos insumos, devido a fatores como as exportações cada vez maiores de milho e soja. Nesse cenário, o que temos observados ano a ano, é o aumento nos custos de produção.

Para que o produtor consiga ser eficiente neste cenário e consiga se manter na atividade obtendo lucro, é preciso que cada produtor conheça os números de sua fazenda e os gerencie de forma a adaptar seus animais ao seu custo de produção para que somente permaneçam na propriedade animais que produzam o suficiente para pagar suas próprias despesas.
Uma forma de selecionar as vacas em uma propriedade é utilizando o custo diário de permanência de uma vaca na fazenda. Estes custos, chamados de custos operacionais efetivos, são as despesas geradas por uma vaca ao produzir um litro de leite. Dentre estes custos estão a mão de obra, as despesas com alimentação, energia e combustível, medicamentos, entre outras.
No exemplo acima, uma vaca em lactação na fazenda gera uma despesa anual de R$6.536,14. Dividindo este valor por 365 dias e pelo preço médio do leite, chegamos a um custo por dia de 11,14 litros, ou seja, para que uma vaca se pague neste sistema ela deve produzir no mínimo 11 litros por dia em média durante a lactação inteira. As vacas com produção inferior devem ser retiradas do rebanho, pois geram prejuízo.

Em resumo, é fundamental que o produtor de leite conheça os números de sua fazenda a fundo, para que possa sempre tomar decisões visando a saúde financeira de seu negócio, garantindo assim a permanecia na atividade, mesmo em cenários mais desafiadores.