Conheça os benefícios de se utilizar um silo para armazenagem da ração, com fundamentação técnica.

Postado por admin em Acontece na Coopervap, Artigos e Notícias

16

abr
2020

 

 

 

 

 

 

ENTREVISTA: ANIBAL BOTELHO BORGES

Zootecnista responsável técnico pelas Rações Coopervap

Benefícios

O primeiro benefício de tudo isso é o custo. É bom para o produtor, pois facilita a logística da entrega, além das questões de qualidade, já que o produto ficará sempre fresquinho, uma vez que a ração a granel é feita sempre na véspera da entrega. Evita a contaminação de pragas, pois, no silo, a ração fica bem armazenada e não permitindo a ação de ratos, problemas de caruncho, desde que seja feita a manutenção e limpeza após o esvaziamento do silo, para evitar que fiquem restos de ração envelhecida e que possam comprometer a qualidade do produto que será adicionado.

Logística

No que diz respeito a logística de entrega de ração, o silo vem a ser uma coisa fantástica, pois realmente facilita todo o trabalho de planejamento de entrega da nossa fábrica de rações. Para o produtor, nesse caso, que já tem uma estrutura de armazenamento, é feito um cronograma mensal para entrega das rações, a fim de agilizar o processo de entrega. No caso da ração ensacada, o processo já é mais complexo, pois é dependente de fatores como o peso do caminhão para fechar a carga, fazendo com que possa ocorrer um atraso na entrega da ração e não chegar no momento em que o produtor precisa. A qualidade pode ficar comprometida, pois pode ocorrer o rompimento da embalagem e expor o produto, além de atrasar na questão de mão de obra. Existe uma série de polêmicas no que diz respeito as rações ensacadas, o principal objetivo é a redução de custos e agilidade na logística de entrega.

 

 

 

 

 

Conservação e validade

Toda ração que envelhece fica em estado ruim de conservação. As características físicas e sensoriais são comprometidas, levando ao aparecimento de pragas, como o caruncho. O principal objetivo do silo é evitar que a nova ração seja contaminada. Todas as vezes que for feita a renovação da ração, verifique a boca do silo, remova os restos do produto, limpe bem. Quando chegar o novo lote, a qualidade será mantida e evitará uma série de transtornos futuros. É orientado aos produtores que fiquem atentos a manutenção do seu silo para evitar a perda da qualidade da ração e o ganho final é mais saúde para o rebanho e consequentemente aumento na produção de leite.

Quando é desenvolvido algum produto, buscamos sempre o que há de novo no mercado, com características diferentes. Estamos lançando um novo produto, com alta tecnologia, visando entregar o melhor ao produtor.
Mas vale ressaltar que de nada adianta desenvolvermos produtos nobres e especiais e, no final, o produto não é bem transportado, armazenado e utilizado. A fórmula que desenvolvemos aqui, é específica para aquela vaca que está no cocho, ela deve consumir a quantidade, com nível de garantia, que desenhamos aqui no papel. Então, nossa busca é a melhoria das condições de transporte e armazenamento para que a vaca possa receber um produto de qualidade e oferecer o que há de melhor em nutrição animal.

 

 

 

 

Novas fórmulas

Estamos passando por um processo de atualização das fórmulas das nossas rações. A ração pré-Parto é um exemplo disso, um produto conhecido, com mais de 15 anos de mercado, mas é sempre importante dizer que nossa pesquisa é constante. O que é apresentado e validado cientificamente deve ser inserido nas características dos nossos produtos, isso acontece em todas as cadeias de máquinas, equipamentos, automóveis, e nas rações não é diferente.

Estamos sempre buscando o que há de novo no mercado de nutrição animal, a ração Pré-Parto está passando por um processo de modificação de seu conteúdo nutricional, passando a se chamar Pré-Parto Aniônica. O produto já existia, mas houve a necessidade de atualização, em que foram incorporados novos elementos que saíram recentemente no mercado de nutrição animal, agregando maiores benefícios aos animais, auxiliando no parto, evitando problemas no pós-parto como edemas de úbere, queda nas taxas de cálcio e outros problemas relacionados nas questões reprodutivas. A Pré-Parto hoje é uma ração aniônica e, em parceria com Nutron, nos fornecerá todo o conteúdo nutricional, com nova tecnologia e características, que são os aditivos para agregar na qualidade do produto, atendendo os produtores que possuírem vacas com problemas de pós-parto, devendo ser oferecida com 21 dias antes do parto.

Para as vacas em lactação, está sendo feita, também, a atualização da formulação da Ração Coopervap Leite, que agora passa a se chamar Pró-Leite. Vale ressaltar que não foram alteradas as quantidades de milho, soja, farelo, apenas a nutrição mineral, vitamínica e aditivos. Esse produto chega com uma nutrição nova, novos elementos e novas pesquisas de mercado, que vem para melhorar a condição de saúde animal e produção de leite. Mesma nutrição, porém nutricionalmente melhor. Hoje possuímos cerca de 30 formulações de produtos e estamos sempre buscando melhorar o nosso portfólio, oferecendo a cada dia mais qualidade aos nossos produtores.

Transição de clima x alimentação

Estamos em uma época e clima atípicos. Um período de transição em que saímos do período chuvoso para o período seco. E mesmo as pastagens estando verdes, observamos a questão do endurecimento e maturação fisiológica das plantas, e como consequência, a qualidade nutricional das pastagens vem caindo. Então, devemos considerar a utilização de ureia na alimentação dos animais, sejam eles de corte ou leite. Pedimos que todos observem a qualidade da pastagem e quaisquer dúvidas, nos procure para uma melhor orientação e sugestão do melhor produto para ser aplicado.

Ainda teremos alguns períodos de chuva, porém, têm acontecido de muitos produtores ainda não se atentaram a maturação avançada das pastagens, folhas mais duras, clima mais quente e, por isso, as vacas estão consumindo menos alimento, acarretando uma queda na produção.

Um dos responsáveis pela veterinária Coopervap, Carlos Luis Araújo (Zinho), convida os associados para fazer uma visita na loja, “vamos fazer o possível para fechar negócio, o produtor vai sair ganhado em todos os sentidos. Estamos com uma ótima promoção, praticamente repassamos o silo para o cliente!”, afirmou.
Silos a partir de 3,5 toneladas estão disponíveis e podem ser divididos em até 30 vezes sem juros. Fazendo as contas, o silo se paga, ao comparar com a compra de rações ensacadas com a granel. É melhoria para o produtor em sua comodidade, logística, prevenção de pragas e demais contaminações, pois, no silo, o produto fica livre de resíduos que prejudicam sua qualidade, mantendo, assim, todas as propriedades garantidas pelo produto.

Deixe um comentário