Coopervap participa do lançamento do 8º Ciclo do PDGC em Minas Gerais

Postado por admin em Acontece na Coopervap

14

fev
2020

Da esq. para a dir.: O Gestor de RH Jesualdo Alves Avelar e o Superintendente da Coopervap Iano José Antônio Pereira

Com recorde de participação, aconteceu nesta terça-feira (11/02), com promoção do Sistema Ocemg, o Lançamento do 8º Ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). O evento aconteceu no Centro Cultural Minas Tênis Clube e contou com a presença de 600 cooperativistas do Estado e de todo o país. A Coopervap esteve representada pelo seu Superintendente Iano José Antônio Pereira e pelo Gestor de RH Jesualdo Alves Avelar. 

Durante a abertura, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, parabenizou a participação do cooperativismo de Minas Gerais na adesão ao programa e seu destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Segundo ele, integridade, inovação e sustentabilidade fazem parte de um tripé que conduz as cooperativas ao sucesso. “Por meio do PDGC, as cooperativas estão focadas na gestão integrada e sustentável, alcançando bons resultados”.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, endossou o discurso de Scucato falando da relevância da adesão mineira ao programa proposto pela Unidade Nacional em 2013. “Agradeço a Minas por, desde o primeiro ano, encabeçar e puxar o PDGC, sendo exemplo e referência para todos os demais Estados. Consideramos esse programa fundamental para o cooperativismo brasileiro”, completou.

Um dos palestrantes do evento o campeão olímpico Tande, apresentou seu trabalho como atleta e como comentarista esportivo frisando sobre a importância de não se acomodar e de se reinventar sempre. “Quando jogávamos em um time de voleibol, estávamos comprometidos com a alta performance, empenhados em vencer, porque queríamos deixar um legado para as futuras gerações. Assim como vocês em suas atuações diárias nas cooperativas”, disse.

Para o especialista em Marketing Digital e ex-executivo da Netshoes, Renato Mendes, nos dias de hoje, as pessoas querem fazer parte de um projeto que faz o bem, que tenha um propósito. Ele fez um alerta sobre a efemeridade dos tempos atuais: “O que te faz crescer como cooperativa hoje não te fará crescer amanhã, porque os ciclos são sempre muito rápidos. É preciso estar muito atento para as mudanças”.

Na sequência, o especialista em gerenciamento de crises e fundador do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), Diógenes Lucca, mostrou ao público semelhanças entre o trabalho das tropas de elite da polícia e do cooperativismo. Citou como exemplo os princípios da integridade, o voluntariado, o senso de pertencimento, a melhoria permanente, a mitigação dos erros e a orientação para os resultados. Ele ainda deu uma dica: “A busca pela excelência é diária. Nós nas tropas de elite, trabalhamos pelos 100% todos os dias”.

Na parte da tarde, os participantes assistiram à apresentação de Rick Chester, empreendedor social e influenciador digital, que compartilhou sua história como vendedor de água na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O palestrante contou como alcançou o sucesso e uma carreira a partir do empreendedorismo. “Está tudo na nossa mente. Se você trabalha com a mentalidade de que as coisas vão dar certo, elas irão dar certo. Além disso, é importante estar atento a todas as oportunidades que se apresentam”, aconselhou.

Com um viés nos processos de transformação o diretor da Universidade Católica de Lisboa, Filipe Santos, sinalizou: “Temos vivido um processo de mudança no mundo, com o fortalecimento de um capitalismo mais consciente, com a inovação, o empreendedorismo e a justiça social em foco”.

Encerrando as atividades do evento, o CEO do Grupo Reserva e presidente do Movimento Capitalismo Consciente no Brasil, Rony Meisler, falou sobre propósito e como envolver todos os públicos com aquilo que sua empresa propõe para o mundo. Segundo ele, o capitalismo consciente e o cooperativismo têm grandes afinidades e são muito valorizados pela sociedade, sem deixar de ser competitivos. “Ambos pregam que as ações sustentáveis devem gerar retornos para o empreendimento. Por isso, elas devem ser parte componente de uma empresa ou cooperativa”, completou.

Cooperativas e o PDGC

Voltado para o aprimoramento das cooperativas, o PDGC incentivar as boas práticas de gestão e governança do setor por meio de ciclos de autoavaliação anuais. Minas Gerais se tornou Estado referência no programa, com o maior número de cooperativas participantes, de 1.012 concluintes no país, 336 são de Minas. “Sentimos que Minas Gerais acreditou no programa e plantou uma sementinha anos atrás para colher os frutos hoje, com as cooperativas mais preparadas e mais competitivas perante o mercado”, confirmou a Gerente de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas do Sistema OCB, Susan Vilela.

Para o presidente da Fetranscoop-MG e diretor administrativo da Coopmetro, Evaldo Matos, o PDGC criou uma nova ordem nas organizações que o adotaram. “O programa trouxe uma revolução na nossa cooperativa, criando um movimento interno e um entrosamento muito grande na equipe, assim como a valorização da nossa marca”, exemplificou.

“Essa iniciativa fortalece o cooperativismo no Estado e em todo o Brasil. Toda vez que participamos do evento de lançamento, aprendemos bastante e levamos para aplicar na cooperativa”, comentou o presidente do Sicoob Copermec, Adarlan Fonseca. 

O vice-presidente da Cemil, Ricardo Braga, ressaltou que as cooperativas centrais passaram a integrar o PDGC no ano passado e que o grupo tem boas expectativas para o programa em 2020. “Nossa meta é melhorar e evoluir nossos indicadores a cada ano e, em breve, poder participar da premiação nacional”,, afirmou.

 
situs togel online situs togel online terpercaya Bandar togel Slot situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya bandar togel online terpercaya bandar togel terpercaya toto macau togel macau situs judi slot online deposit pulsa bandar togel terpercaya Judi Slot Deposit Pulsa Slot online terpercaya Bandar togel terpercaya bandar togel online terpercaya situs togel online terpercaya bandar togel terpercaya situs togel online terpercaya situs togel macau terpercaya togel online agen slot online terpercaya situs togel Online Terpercaya Situs Judi togel terpercaya Togel Macau terpercaya Situs togel online togel toto Macau terpercaya Bandar togel macau online terpercaya Situs togel macau terpercaya Bandar togel slot online Bandar togel online TOTO MACAU situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya situs togel online terpercaya