Considera-se que o cooperativismo moderno surgiu na Europa, com a fundação da Rochdale Society of Equitable Pioneer, a qual uniu 28 tecelões de Rochdale,...

Considera-se que o cooperativismo moderno surgiu na Europa, com a fundação da Rochdale Society of Equitable Pioneer, a qual uniu 28 tecelões de Rochdale, Inglaterra, em 21 de dezembro de 1844. Foi esse grupo que sistematizou as regras fundamentais a respeito do funcionamento das cooperativas, que devido ao sucesso alcançado foi utilizada como padrão para as demais cooperativas que surgiram a partir dela.

Símbolo

O símbolo completo indica a união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais, a vitalidade de seus adeptos, tudo isso marcado na trajetória ascendente dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando subir cada vez mais.

Pinheiro

Na mitologia, o pinheiro representa a vida e sua perpetuidade. É símbolo da imortalidade e da fecundidade pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação. Repetido, representa a união e ajuda mútua.

Círculo

Indica algo sem início e sem fim, representando a eternidade.

Verde

O verde escuro lembra a vida, as plantas e o princípio vital na natureza.

Amarelo

O amarelo ouro simboliza o sol, fonte de energia, calor, luz e vida.

Dia Internacional do Cooperativismo

A data foi instituída em 1923 pela Aliança Cooperativa Internacional – ACI, com o objetivo de comemorar a confraternização de todos os povos ligados pelo cooperativismo. Posteriormente a mesma data foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Instituído em 1923, durante o Congresso da, o Dia Internacional do Cooperativismo nasceu com o objetivo de, no primeiro sábado de julho comemorar a confraternização de todos os povos ligados pelo cooperativismo. A mesma data foi adotada pela ONU (Organização das Nações Unidas).